Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

I Encontro de Vereadores: Formada Comissão Intermunicipal sobre o Complexo Penitenciário

Comissão quer se reunir com Governador

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 11/03, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Itajaí, o I Encontro de Vereadores de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú.
Capitaneada pelo Vereador Laudelino Lamim (PMDB), de Itajaí, o Encontro teve como Ordem do dia a Penitenciária que está sendo construída em Itajaí, cujas obras estão paralisadas.

Fazem parte da Comissão Intermunicipal, os vereadores:
De Itajaí:
Laudelino Lamim (PMDB) - proponente do Encontro;
Luis Carlos Pisseti – Presidente da Câmara Municipal de Itajaí;
Níkolas Reis M. dos Santos;
Renato Ribas Pereira;
Susete Inês Bellini de Andrade.

De Balneário Camboriú:
Asinil de Medeiros;
José Carlos Hannibal;
Marcos Augusto Kurtz;
Orlando Angioletti;
Roberto de Souza Júnior.

De Camboriú:
Amilton Bianchet e Henrique Bertoldi.

Outros vereadores, poderão, se desejarem, fazer parte da Comissão.

A reunião contou com a presença do Diretor Geral da SDR (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional), João Marcos Matos, popular Joãozinho, além de assessores dos vereadores que justificaram ausência.
Ficou acordado que Joãozinho fará contato com o Deputado Federal João Matos, que, será elo entre a Comissão Intermunicipal e o Governo do Estado. A ideia é que se agende, com a máxima urgência, uma reunião com o Governador Luis Henrique da Silveira (PMDB).
“Temos que ir direto a Deus”, disse Lamim, referindo-se ao Governador.
Foi pontuado que hoje, o presídio de Itajaí tem capacidade para 198 detentos e está com 674, na qual parte desses detentos já foram condenados, mas cumprem a pena no presídio por falta de vaga na penitenciária. Em Balneário Camboriú, a situação é a mesma, o presídio oferece 120 vagas e hoje está acima da capacidade, sendo que grande parte também já está condenada.
A situação vem se agravando a cada dia. Em menos de 15 dias, aconteceu duas rebeliões. O primeiro registro de rebelião foi no dia 18 de fevereiro deste ano, quando presos da galeria D fizeram dois agentes prisionais reféns por duas horas. O motivo teria sido pela transferência de 30 presos para a Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.
__________


Texto: Patrick Schneider