Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

LAMIM PRESTA HOMENAGEM A BOZÓ

O Vereador Laudelino Lamim - PMDB apresentou na Sessão desta quarta-feira, 16, Requerimento solicitando ao Deputado Estadual Adherbal Deba Cabral - PMDB, que apresente proposição na Assembleia Legislativa do nosso Estado, no sentido de que o novo Complexo Regional Penitenciário do Vale do Itajaí seja denominado como “Complexo Penitenciário Dr. Ademir Manoel Furtado”.

Este requerimento visa instituir no novo complexo Penitenciário o nome de um grande homem que fez parte do nosso município, cuja sua ausência repercutirá, e muito, no direito criminal e na política itajaiense.
Dr. Ademir Manoel Furtado, cidadão autêntico, e que não media esforços para apresentar suas ideias e sustentar seus posicionamentos. Popularmente conhecido como “Bozó”, sempre foi um político polêmico e controvertido. Nasceu em Tijucas/SC, em 01 de abril de 1951. Pai de 04 filhos, Ademir Manoel Furtado Filho, Maria Eugênia Furtado, Heitor Luiz Furtado e Manoela Ramoniga Furtado. Residindo em Itajaí, frequentou o Ensino Fundamental e Médio. Graduado em Direito pela FEPEVI, hoje denominada Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, foi Presidente do Diretório Acadêmico Desembargador Henrique da Silva Fontes em 1976. Além disso, foi professor do Colégio Pedro Antônio Fayal, Salesiano e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNIVALI. Foi docente do Curso de Pós-Graduação em Direito Penal Empresarial da UNIVALI.
As propostas para a Nova Carta Magna (1988) pelo Estado de Santa Catarina, contou com a colaboração deste grande homem. Sua exímia competência política o fez colecionar cargos eletivos e de confiança em todas as áreas públicas de nossa cidade, bem como a serviço de nosso Estado. Foi um dos fundadores do PMDB, antigo MDB. Exerceu mandato legislativo por 3 (três) vezes consecutivas, sendo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí/SC. No ano de 2002, candidatou-se a Deputado Estadual. Na Administração Pública exerceu as funções de: Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Itajaí; Administrador Regional da CELESC; Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí. Enquanto Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí participou da elaboração da proposta do Complexo Peninteciário. Foi Diretor Jurídico do Porto de Itajaí. Foi advogado criminalista de 1978 até 2009 (ano do seu falecimento).
No Curso de Direito da UNIVALI era docente das disciplinas Direito Penal e Processo Penal, nos Campus de Itajaí e Balneário Camboriú. Especialista em Direito Penal na área do Tribunal do Júri, atividade que se destacava em Santa Catarina e Estados vizinhos. Palestrante em diversas instituições de ensino na área do Direito Penal.
Para Lamim, “Bozó” deixou um legado alegre e descontraído; defendia suas bandeiras desde que essas não a provocassem fazendo surgir um indignado por qualquer questão lhe imposta sem o direito da retórica. "Merece, sem dúvidas, receber essa expressiva homenagem, pois era um ser que sempre fazia a diferença. “Bozó”, deixa para todos nós que política se faz discutindo e construindo, debatendo ideias e as aprimorando e que todo o ser vivo tem direito a se defender e por fim que dos amigos não se esquece nunca" destacou o peemedebista.
___________________________
Patrick Schneider - (47) 8427.0809
Assessor Parlamentar/Imprensa do Ver. Lamim - PMDB
___________________________